quarta-feira, 16 de maio de 2007

Publicação Introdutória




A maioria das profissões modernas elegeram algum símbolo histórico para representar a origem filosófica, técnica e estética tanto de suas práticas quanto de suas bases teóricas. A Educação Física enquanto profissão propriamente moderna vem tentando consentir acerca de seu símbolo mais autêntico. Contudo, devido à natureza poliferencial dessa profissão, podemos encontrar indícios de sua prática e de sua teoria em inúmeras imagens da história cultural e social da humanidade. Quem sabe, esse conflito simbólico retrate mesmo que a Educação Física sofre as reflexões de seu objeto mor: o corpo em movimento. Do qual não é possível retirar o espírito, a alma, a mente, a ludicidade, o biológico, o mecânico, o químico, o sentimental, o perceptivo... e tantos outros aspectos que no momento estamos esquecendo. Com efeito, como publicação introdutória deste blog que tem como temática básica a história da educação física na Cidade de Cruz das Almas e sua Região, resolvemos lançar três imagens capazes de representar simbolicamente nossa profissão nos tempos atuais; seguido de um desafio dirigido aos nossos leitores: eleger algum imagem - imagem 4 - capaz levar à cena simbólica, a Educação Física em Cruz das Almas e Região.


Imagem 1 - Discóbulo: Estátua grega, esculpida por Mirón por volta de 440a.C. Ela tem o poder de representar elementos como o jogo, o esporte, a técnica, o corpo, a saúde, a mecânica... muito comuns em nossa prática cotidiana.

Imagem 2 - Anatomia: Muito conhecido, quadro que representa a anatomia do corpo humano, não sabemos seu título, autor nem data de produção. Mas, para nós importa a possibilidade dela representar forte elementos práticos e teóricos de nosso fazer: anatomia, corpo, dimensões, ciência, biologia, músculos, tendões, nervos, veias, artérias, cérebro, fisiologia, mecânica, ... são componentes que compõem nossa prática enquanto educadores físicos.

Imagem 3 - O Pensador: Estádua esculpida entre os anos de 1880 e 1922 por Auguste Rodin procura retratar um ser humano em inteso pensar introspectivo sobre si e o mundo. Essa imagem pode seduzir o interesse da Educação Física na medida em que a personagem demonstra um extremo vigor corporal por meio dos traços rusticamente definididos de seus músculos contraídos. Mais profundamente, a estátua questiona a comum idéia cartesiana que separa o corpo da mente, pois está evidente que a tarefa tensiva e reflexiva do ser em pensamento, evoca a concentração do humano em sua unidade.

imagem 4 - Os leitores que tiverem sugestões de alguma imagem/símbolo que represente a Educação Física em Cruz das Almas e Região; envie um e-mail com a imagem sugerida em anexo, contendo nome do autor, data e meio de produção da imagem. historia.famam.educacaofisica@gmail.com

Nenhum comentário: