segunda-feira, 14 de abril de 2008

Programa da disciplina

EMENTA
* Compreensão e análise da história da educação física enquanto fenômeno cultural. Reflexão crítica das concepções existentes. Características e influências sofridas ao longo da sua história. Interação da história da educação física e desenvolvimento sócio-econômico, político e educacional do Brasil. Conceitos, origens e evolução. Linhas doutrinárias da educação física. Atualidades e tendências para o século XXI.

OBJETIVOS
* Proporcionar aos alunos, futuros profissionais de Educação Física estarem aptos no sentido dialético do humano, com possibilidade de interagir com o mundo;
* Atuar de acordo com suas finalidades a fim de transformá-lo;
* Estarem preparados a estímulos, porém algo mais: é responder a desafios;
* As respostas dos homens aos desafios encontrados do mundo escolar, através das quais modificando esse mundo não só com “espírito” inseparavelmente ação e reflexão;
* Identificar o papel do professor de Educação Física no contexto geral de sociedade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade 1 – Conceitos, origens e evolução.
Primeira fase: da pré-história até primeira concepção de esporte.
Segunda fase: da primeira concepção de esporte até atualidade.
A história da Educação Física no Brasil.
Influências sofridas ao longo da história.
Unidade 2 – Compreensão da história da educação física enquanto fenômeno social e cultural.
Esporte como fenômeno social.
Esporte como manifestação cultural – esporte e cultura física.
Esporte para Todos (EPT); Projeto Segundo Tempo e demais projetos do Governo.
Unidade 3 – Desenvolvimento sócio-econômico, político e educacional.
Funções sócio-políticas do esporte.
Produção do sistema esportivo.
Unidade 4 – Linhas doutrinárias e reflexão crítica das concepções existentes.
Pedagogia consenso:
- filosofia política liberal,
- economia liberal clássica,
- positivismo,
- funcionalismo,
- concepção sistêmica.
Pedagogia conflito:
- marxismo,
- socialista.
Unidade 5 – Atualidade e tendências para o século XXI.
Para onde caminha a Educação Física.
Perspectivas na formação do profissional.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Aulas explicativas e expositivas;
- Leitura de artigos e/ou resumos;
- Exibição de vídeos;
- Discussão de temas e textos pertinentes;
- Difusão, comunicação e discussão em ambiente virtual;

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
- Prova escrita;
- Resumo de textos;
- Relatórios de aulas;
- Relatório de pesquisa introdutória;
- Análise de conteúdos radiofônicos, fotográficos, pictóricos e vídeos;
- Participação ativa nas aulas: comentários, críticas, informações, questionamentos;
- Estudo dirigido.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FILHO, Lino Castelani. Educação Física no Brasil – A história que não se conta. 7.ed. Campinas: Papirus, 1991.
MOREIRA, Wagner. Educação Física e Esportes – Perspectivas para o século XXI. 10.ed. São Paulo: Papirus, 2003.
OLIVEIRA, Vitor Marinho. O que é Educação Física. 11.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ACCIOLY, Aluízio R. e MARINHO, Inezil Penna. História e organização da Educação Física e dos desportos. Rio de Janeiro: s. ed., 1956.
ARANTES, Ana Cristina. A Educação Física e a educação infantil: um estudo inicial e primeiras impressões acerca dessa atividade na transição de Brasil Monárquico e República. Coletânea do V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Maceió, 1997.
AZEVEDO, Fernando de. Da educação física : o que ela e, o que tem sido e o que deveria ser ; Antinous : estudo de cultura atletica ; A evolução do esporte no Brasil. 3º ed. São Paulo: Melhoramentos, 19-?.
BERCITO, Sônia de Deus Rodrigues. 'Ser forte para fazer a Nação forte': a Educação Física no Brasil (1932-1945). Dissertação de mestrado em História Social. São Paulo: USP, 1991.
________. Educação Física e construção nacional. In: FERREIRA NETO, Amarílio (org.). Pesquisa histórica na Educação Física brasileira. Vitória: Ed. da UFES, 1996.
BETTI, Irene e CAMPOS, Isa Beatriz de. Memória viva: a história de vida de professoras aposentadas como contribuição à história pedagógica da Educação Física. Coletânea do V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Maceió, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Divisão de Educação Física. História da Educação Física. Curso de Educação Física por correspondência. Brasília: MEC/DEF, 1965.
BRIGATTI, Maria Elisete e HUNGER, Dagmar Aparecida C. F. A cultura corporal à luz do conhecimento histórico: por uma reflexão crítica para a atuação do profissional de Educação Física. Coletânea do V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Maceió, 1997.
CAVALCANTI, Verter Paes. O trabalho com as fontes históricas na historiografia da Educação Física brasileira. Coletânea do III Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Curitiba, 1995.
______Produção do discurso historiográfico da Educação Física brasileira da década de 80. Dissertação de mestrado em Educação. Piracicaba: Unimep, 1996.
CHACON FILHO, Agrio de Oliveira et alii. Histórias de vida e o surgimento do basquetebol feminino no RN. Coletânea do V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Maceió, 1997.
COELHO, Agnaldo Quintela e COELHO, Milton de Souza. Educação Física e História Oral. Motus Corporis, n. 4, 1995.
CRESPO, Jorge. A historia do corpo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
DAÓLIO, Jocimar. Educação física brasileira : autores e atores da década de 1980. Capinas, SP: Papirus, 1998.
DIAS, Milena. Levantamento de fontes: uma ferramenta para o historiador. Coletânea do III Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Curitiba, 1995.
DINI, Patrícia e MELO, Victor Andrade de. Levantamento de fontes para a História da Educação Física brasileira - Biblioteca Nacional. Coletânea do III Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Curitiba, 1995.
ESCOBAR, O. M. História Antiga da Educação Física. Porto Alegre: Imprensa Oficial, 1958. 442 p.
FARIA JÚNIOR, Alfredo Gomes de e MELO, Victor Andrade de. Arte popular e novas possibilidades de estudo da História da Educação Física e dos Esportes. Coletânea do I Encontro de História da Educação Física e do Esporte. Campinas, 1994.
FERRRARO, Alcyr. Educação física na Bahia : memórias de um professor. Salvador: Centro Editorial Didático da UFBA, 1991.
FERREIRA, Marcelo Guina. O cotidiano e a história da Educação Física: um estudo de caso. Coletânea do I Encontro de História da Educação Física e do Esporte. Campinas, 1994.
FERREIRA NETO, Amarílio. (org). Pesquisa histórica na Educação Física brasileira. Vitória: Ed. da UFES, 1996. 229 p.
________. (org). Pesquisa histórica na Educação Física 2. Vitória: Ed. da UFES, 1997. 184 p.
________. Projeto militar na Educação Física. In: ________(org.). Pesquisa histórica em Educação Física 2. Vitória: Ed. da UFES, 1997.
GEBARA, Ademir. Pero Vaz Caminha e Inezil Penna Marinho: fontes e métodos na construção da História do Esporte no Brasil. Coletânea do IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Belo Horizonte, 1996.
GOELLNER, Silvana Vilodre. História e imagens da Educação Física: estudo biográfico e iconográfico de Maria Lenk. Coletânea do IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Belo Horizonte, 1996.
GRUNENVALDT, José Tarcísio. Escola Nacional de Educação Física e Desportos: o projeto de uma época. Dissertação de mestrado em Educação. Aracaju: UFS, 1997.
KANT, Immanuel. Sobre a educação física. In: Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. 4º ed. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2004.
LOPES, Eliane Marta Teixeira. Métodos e fontes na História da Educação e Educação Física. Coletânea do IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Belo Horizonte, 1996.
LUCENA, Ricardo de F. Anotações sobre o uso do documento no âmbito da História da Educação Física no Brasil. Coletânea do IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Belo Horizonte, 1996.
________ e PAIVA, Fernanda Simone Lopes de. Acerca da criação de um arquivo em Educação Física e Esporte. Coletânea do III Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Curitiba, 1995.
MELO, Victor Andrade de. Alberto Latorre de Faria, História Oral e a Educação Física Brasileira. Coletânea do I Encontro de História da Educação Física e do Esporte. Campinas, 1994.
________. História Oral e a História da Educação Física no Brasil: uma possibilidade necessária. Coletânea do II Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Ponta Grossa, 1994.
MARINHO, Inezil Penna. História da educação física no Brasil. São Paulo: CIA. Brasil Editora, s/d.
______. Educação física, recreação e jogos. 2º ed. São Paulo. CIA. Brasil Editora, 1971.
______. Sistemas e métodos de educação física. São Paulo: CIA. Brasil Editora, 1971.
MELO, Victor Andrade de. História da história da Educação Física no Brasil: perspectivas e propostas para a década de 90. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 16, n. 2, Jan/1995.
NASCIMENTO, Célia Carvalho do. Inezil Penna Marinho: o tempo de uma História. Dissertação de mestrado em Educação, São Paulo: PUC/SP, 1997.
Nóbrega, Terezinha Petrucia da. Corporeidade e educação física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. Natal: EDUFRN, 2000.
OLIVEIRA, Vitor Marinho. Consenso e conflito na educação física brasileira. Campinas, SP: Shape, 2005.
PAGNI, Pedro Angelo. As contribuições da História para a Educação Física: um ponto de vista. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 17, n. 2, Jan/1996.
Pesquisa e produção do conhecimento em educação física: livro do ano 1991. Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Física. Organizado por Alfredo Gomes de Farias Junior e Paulo de Tarso Farinatti. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnicos, 1992.
RAMOS, Jayr Jordão. Os exercícios físicos na história e na arte: do homem primitivo aos nossos dias. 1.ed. São Paulo: Ibrasa, 1982.
PILATTI, Luiz Alberto. Periodizações das histórias da Educação Física/Ciências do Esporte no Brasil. Coletânea do II Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Ponta Grossa, 1994.
SILVA, Ana Márcia. Práticas corporais. Florianópolis: [s.n.], 2005. 3v.
SOARES, Carmen Lúcia. Educação física: raízes européias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 1994.
______, Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.
TUBINO, Manuel J. Gomes. Esporte e cultura física. 1.ed. São Paulo: Ibrasa, 1992.
Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte. O ensino da educação física na educação básica: relações com a antropologia. Organizado por José Guilmar Mariz de Oliveira. São Paulo: CEPEUSP, 1999.

Nenhum comentário: