terça-feira, 16 de setembro de 2008

Plano de Curso - Ética e profissão docente

EMENTA
Introdução à Ética; a vida, o ser humano e seu agir; Fundamentos éticos indispensáveis à formação do Profissional de Educação Física; A profissão Educação Física, a ética e a prática profissional da Educação Física.
OBJETIVOS
Estudar a ética no campo da docência em seus vários níveis de ensino, seus problemas teóricos e práticos em face dos estudantes e das instituições enquanto partes de um contexto socioantropológico mais amplo e multifacetado.
Compreender o que é Ética e suas interfaces com a idéia de profissionalismo;
Desenvolver consciência Ética enquanto atividade científica;
Relacionar o agir profissional às idéias de virtude, moral e ética;
Compreender a relação entre ética e lei tomando como base a atual ligislação da Educação Física;
Relacionar os determinantes epistemológicos no desenvolvimento da Ética na profissão docente;
Localizar a importância dos processos e estratégias avaliativas e lógica na construção da ética profissional;
Analisar condutas Éticas e Anti-éticas no âmbito da Educação Física;
Identificar os processos da ética no contexto contemporâneo de marginalidade, terrorismos, guerras e miséria;
Entender os processos éticos que emergem das relações pessoais, coletivas e institucionais mediadas pelas Novas Tecnologias de Informação;
Construção, reconstrução e revisão da ética pessoal e da ética coletiva;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade 1
Fundamentos Gerais da Ética
Fundamentos Gerais da Moral
Relevância da Ética e da Moral para a vida em sociedade
Responsabilidade Moral e Social
Análise da Relação entre o corpo e a Ética
Aspectos Éticos da Educação Física direcionada a estética
Aspectos Éticos da Educação Física direcionada a saúde
Unidade 2
Ética e Preconceito
Ética aplicada ao esporte
Discussão das condutas Ética e Anti-ética na prática esportiva
Bioética e controle social
Discussão das leis relacionadas à Educação Física
Código de Ética da Educação Física
Regulamentação da profissão perante o olhar de diferentes linhas de pensamento

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Com o intuito de maximizar as interações e as oportunidades de aprendizagem para a construção coletiva de conhecimentos, serão utilizados os seguintes procedimentos metodológicos:
·Aulas Expositivas com o auxílio de recursos gráficos e áudio-visuais;
·Utilização de material em vídeo (DVD);
Uitilização de material sonoro;
·Grupos de Discussão;
Conversações coletivas com mediação didática do professor;
Vivências em ambientes virtuais: blogs, sites, chats, jogos eletrônicos,
Gravação em vídeo e em som algumas das aulas para posterior reflexão;
Leitura de texto em sala;
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Provas escritas individualmente;
Produção de texto com critérios específicos de avaliação: identificação do tema central, perspectiva do autor e argumentos fundantes, clareza e criatividade;
Produção de materiais em vídeo, som, desenho, jogos, peças teatrais, músicas etc.
Participação em sala por nível de envolvimento tendo como base a expressão de opiniões, problemas, argumentos, soluções etc.
Pincel, apagador e Quadro branco;
Retroprojetor;
TV e DVD;
Aparelho de som: toca CD e Mp3;
Computadores;
Papel, caneta, lápis;
Câmera fotográfica e de vídeo;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
OLIVEIRA, Fátima. Bioética: uma face da cidadania.São Paulo:Moderna, 1997.
PESSINI, Léo, BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. Problemas atuais de bioética. São Paulo:Loyola, 2002.
TOJAL, João Batista (org). Ética Profissional na Educação Física. Rio de Janeiro:Shape, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
VALLS, Álvaro L. M. O que é Ética. São Paulo. Brasiliense, 2004
BERESFORD, H. A ética e a moral social através do esporte. Sprint. Rio de Janeiro. 1994.
UNG, M. Jung. Conversando sobre ética e sociedade. Editora Vozes. Rio de Janeiro.1995.

Nenhum comentário: