sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Autobiografia e História da Educação Física

Meu nome é Juliana Márcia da Silva Oliveira, nasci em 15/11/1985 às 12:30h na cidade de Nazaré, estado da Bahia.
Meus pais, Manoel Roque dos Santos Oliveira e Antonieta Jesus da Silva Oliveira, que da união nasceram três filhos onde eu sou a do meio. Hoje com 22 anos.
Nasci em uma família onde meu pai trabalha com pesca e minha mãe com Tabeliã no Fórum da cidade onde fui criada.
Sempre fui uma menina muito ativa, gostava de participar dos eventos que aconteciam na escola: nas atividades desenvolvidas pelos professores, sempre fui uma boa aluna.
Logo nos quatro primeiros anos de escola, nossas atividades eram desenvolvidas na hora do intervalo quando brincávamos de corda, elástico, pega-pega dentre outras brincadeiras.
Em 1994, com 09 anos e na 2ª série, eu participava do campeonato da escola, quando o Brasil comemorava o tetra campeonato no futebol. Hortência e Paula davam um show no basquete feminino e Oscar no masculino.
Nessa fase não tínhamos muitas atividades para desenvolver, as professoras deixavam as atividades por nossa conta. No fundo da escola em que eu estudava tinha um gramado e nas horas do intervalo eu jogava bola com a galera e aí na hora de voltar para sala de aula, a professora começava a brigar porque estávamos suados, mandava todo mundo tomar banho, ninguém queria ir e ela acabava dando aula assim mesmo.
Em 1996, na 4ª série, quando estava com 11 anos, teve uma gincana na escola e minha equipe foi campeã, no mesmo ano em que Brasil teve a sua melhor participação olímpica conquistando três medalhas de ouro, três de prata e nove de bronze. A maior parte dessas medalhas veio do iatismo.
Agora sim começa minha história com a Educação Física. Em 1997, 5ª série, eu, com 12 anos, em uma fase da minha vida em que estava mudado de colégio, tinha uma matéria especifica para Educação Física e um professor especializado na área. Suas aulas eram realizadas duas vezes na semana: às terças e quintas e eram divididas em práticas e teóricas.
Nas aulas teóricas eram estudados os tipos de atividades, os jogos, as brincadeiras e apresentação de trabalhos voltados para o assunto. Na parte prática eram desenvolvidos exercícios físicos como: pular corda, fazer abdominais, flexões, corridas e caminhadas. Enquanto isso Gustavo Kuerten conquistava seu primeiro titulo de tênis.
Em 1998 fui para escola particular e comecei a praticar esportes e participar de campeonatos entre escolas. Jogava no time de futsal e no de baleado com 13 anos na 6ª serie. Nesse mesmo ano a seleção brasileira de futebol perde a copa para França e o intersport aceitou o desafio de reerguer o voleibol do estado do Rio de Janeiro contando com a participação das duas melhores equipes do Brasil: Ulbra e Olympikus. Quem levou a melhor foi o Olympikus.
Na 7ª série com 14 anos continuei participando dos campeonatos da escola. Mudei de professor e o horário de treino começou a se chocar com outras atividades. Então, tive de optar ou pelo futebol ou pelo baleado, no começo fiquei chateada, mas, não teve jeito; escolhi o futsal, fora as gincanas que eram realizadas na escola. E na corrida de São Silvestre o queniano Paul Tergat consegue sua 4ª vitória.
Em 2000 o Vasco conquista de forma maravilhosa o seu 1º titulo brasileiro masculino de Basquete. Quando com 15 anos, cursando a 8ª serie, estava voltando para o baleado, pois o Colégio iria participar de um campeonato entre cidades.
Meu time não conseguiu se classificar para final do campeonato.
No 1º ano 2001, 16 anos decidi voltar para escola pública eu gostava de fazer amizade com diversos tipos de pessoas e outra escola quase todo mundo era parecido. Procurei me encaixar logo no time de baleado e comecei a fazer aulas de dança o colégio resolveu fazer uma gincana e no final as equipes que ficaram classificadas teriam que disputar um jogo de baleado para daí sair o campeão. No dia 23 de dezembro de 2001 o Atlético paranaense vence o São Caetano por 1x0 e conquista o seu 1º título nacional.
Em 2002 retornei ao Colégio Dr. Aurélio Miranda 2º ano minha professora de Educação Física me chamou pra montar um time de baleado com os alunos da 5º série, pois ela não tinha tempo de treinar com eles todos os dias pra mim foi bom estava fazendo uma coisa que eu gostava. Participei de gincanas beneficentes, campeonato sub-17 nessa época eu tinha 17 anos. E no dia 15 de dezembro de 2002 o Santos que nos anos de 1960 havia vencido 5 vezes a Taça Brasil e 1 vez o Robertão levou a melhor no campeonato brasileiro vencendo o Corinthians por 3x2.
Minha história com a Educação Física vai chegando ao fim por enquanto, 2003, último ano de colégio muita farra, gincanas e ai a proposta da professora em fazer um campeonato entre 1º, 2º e 3º ano pra fechar com chave de ouro foi muito bom levamos o título de melhor time de baleado e vencemos, eu estava com 18 anos no 3º ano essa foi uma fase muito boa da minha vida e esta sendo muito bom relembrar de tudo isso.
Em 2003 os Jogos Pan-americanos foram realizados em Santo Domingo, na República Dominicana. O Brasil comemorou seu melhor desempenho em medalhas, (22 a mais que no Pan de Winnipeg) terminando em 4º lugar.No Handebol o Brasil sagrou-se campeão em ambas as categorias, masculina e feminina.
Estudante: Juliana Márcia da Silva Oliveira

Nenhum comentário: