sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Neste trabalho, vou contar a história da minha vida a partir dos meus 5 (cinco) anos de idade, relacionada à Educação Física e aos Esportes no Brasil e no Mundo.
Entro para a escola em 1986, nesta época a Educação Física passa por uma fase de desperta para novas concepções e entendimentos, graças ao que veio ser chamado de “A crise da década de 1980”. No mesmo ano aconteceu a 13ª Copa do Mundo disputada por 24 países e dividida por 6 (seis) grupos de 4 (quatro). A Copa do de 1986 que seria disputada na Colômbia, foi transferida para o México, por causa dos problemas econômicos que os colombianos enfrentavam no momento. O campeão desta Copa foi a Seleção Argentina, e o vice-campeão foi o time da Alemanha.
No Brasil, o Flamengo disputava a final do Campeonato Carioca com o Vasco da Gama, e ganha de 2 X 0, levando assim o 22ª (vigésimo segundo) troféu de Campeão Carioca.
Em 1988, com 7 (sete) anos de idade, entrei em uma escolinha de futebol da minha cidade, e participei do meu primeiro campeonato de futebol, na categoria de criança entre 7 (sete) aos 12 (doze) anos de idade. Nesse ano, acontecia as Olimpíadas de Seul. A seleção brasileira de futebol levou a medalha de prata. O Esporte clube Bahia também levou a taça do campeonato brasileiro, na época chamado de Copa União.
Em 1990, participo de um campeonato promovido pelo colégio, disputado entre as salas. A sala em que eu estava defendendo foi à campeã e ficamos muito orgulhosos, afinal, foi o primeiro evento da escola.
Também, em 1990, acontecia a 14ª Copa do Mundo que ocorreu na Itália. Quem levou a melhor foi a Alemanha, que ficou com o titulo de campeão, e a Argentina ficou com o titulo de vice-campeão.
Na Olimpíada em Barcelona de 1992, não tenho algo a falar sobre a minha vida relacionada a o esporte, mas não posso deixar de comentar sobre a seleção brasileira masculina de vôlei, que conquistou sua primeira medalha de ouro em esportes coletivos em Olimpíadas.
Foi um momento em que o Brasil deixa o futebol de lado e elegia um outro esporte para comemorar uma grande conquista do vôlei nacional. Foi um placar impressionante, 3 a 0 sobre a Holanda que era a favorita. Dois anos depois em 1994, sediada nos Estados Unidos aconteceu a Copa do Mundo. Apesar da pouca tradição do futebol no país, bateu todos os recordes de público mantido até hoje.
Foi uma magnífica Copa do Mundo FIFA, apenas arruinada pela decepcionante final em que o Brasil ganhou nos pênaltis, depois de estar empatado com a Itália.
Com um futebol extremamente eficiente e com um grupo muito unido liderado pelo polêmico craque Romário, a seleção brasileira conquistou o quarto título mundial.
A final, entre Brasil e Itália, entra para história por vários motivos: uma delas, foi por fazer surgir a primeira seleção a conquistar o quarto título mundial (ambos os países já tinham ganhado três mundiais). A outra, é porque foi a primeira vez que a final de uma Copa do Mundo foi decidida nos pênaltis. O jogo terminou em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. A vitória do Brasil veio após uma defesa do goleiro Taffarel e um chute para fora dos italianos Roberto Baggio e Franco Baresi.
Foi uma copa de muitas surpresas. Diego Maradona, o herói da Argentina de 1986, não passou no teste antidoping e foi expulso do campeonato. Também houve uma tragédia: o colombiano Andres Escobar foi assassinado dias depois de voltar ao seu país, por marcar Um gol contra na disputa com os Estados Unidos.
Na final o Brasil entrou em campo com: Taffarel; Branco, Aldair, Márcio Santos e Jorginho; Dunga©, Mauro Silva, Zinho e Mazinho; Romário e Bebeto.
Em 1996, eu tentei jogar vôlei, mas não deu muito certo. Fui influenciado pela olimpíada de Atenas por causa da dupla Ricardo e Emanuel, que ganharam a medalha de ouro, e era o único título importante que faltava na carreira da dupla.
A escolha da cidade americana de Atlanta para realizar a Olimpíada de 1996, foi porque completava 100 anos desde a primeira Olimpíada Moderna e, pela lógica, os Jogos Olímpicos deveriam retornar a Atenas para festejar o centenário.
Na Copa do Mundo de 1998 sediada na França, que a mesma conquistou a Copa em cima da seleção brasileira, fez com que eu me desvinculasse um pouco do futebol, porque fiquei triste com a decepção que a seleção brasileira deu a todos aqueles que torcia por ela. Então a parti daí entrei na música e estou até hoje.
Em 2002, já atuando como músico, comecei a tocar em várias bandas, e foi uma época da minha vida muito legal.
Também em 2002, a seleção brasileira de futebol masculina, finalmente conquista o pentacampeonato mundial.
Em 2006, começo a fazer musculação. E a seleção brasileira de futebol masculino perde mais uma Copa do Mundo, e decepciona todos aqueles que torcia e acreditava no Brasil exa campeão.
Foi no início de 2007, que eu me decidir a cursa uma Faculdade para Educação Física, porque até então estava em duvida para que rumo tomar. O PAN-RIO 2007, ajudou bastante para que tivesse certeza do que eu queria. Hoje estou no primeiro semestre no curso de Educação Física.
Aqui termino contando uma pequena parte da minha vida relacionada a Educação Física e ao esporte.
Estudante: Edcleideson Meirelles Pereira

Nenhum comentário: