sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A Historia da Educação Física em minha vida

Introdução

O objetivo deste estudo teve como base a necessidade do aluno em descobrir a importância da atividade física através da recordação de seu passado, sob a orientação de uma vivência historiográfica de uma forma diferenciada dentro do estudo e da pesquisa de campo como principal fonte de informações, criando uma significância maior do estudo da disciplina, ampliando os campos do conhecimento. Além, é claro, do contato com sua verdadeira historia, seu próprio passado que nos constitui segundo nossas diferentes práticas corporais.
Desenvolvimento

A historia da Educação Física em minha vida começou na 5ª serie do ginásio, quando estudei no Colégio Municipal Jorge Guerra ate a 8ª serie em Cruz das Almas.
Até aquele momento a Educação Física era para mim uma grande novidade, de modo que o ensino ginasial ficou a desejar sobre essa disciplina. Não obtive muitos conhecimentos nesta época, na verdade eu estudava para passar de ano. Pois, os professores não estimulavam o aluno a pesquisar, a criar, a participar de aulas praticas. Apenas repassava os conteúdos e os alunos estudavam para fazer provas.
Entretanto, na 7ª e 8ª serie os jogos colegiais, gincanas, atividades lúdicas eram mais freqüentes e as aulas de Educação Física passaram a ser minhas favoritas, apesar de que nas aulas praticas, na quadra, o professor não nos dava muita atenção. Mas, não havia problema, pois sempre existia diversão: jogar bola, brincadeiras de pega-pega, pula corda. Tudo era sempre divertido.
Vale ressaltar que existia uma grande troca de cultura entre os alunos, onde, brincadeira nova era ensinada e aprendida.
Quando pequeno sempre admirei o futebol, acompanhava todos os jogos e me recordo das copas de 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006,
A Copa da Itália de 1990 reuniu, pela primeira vez, todos os times campeões mundiais (na época, Uruguai, Brasil, Inglaterra, Itália, Alemanha e Argentina).
Para o Mundial, o comando do time brasileiro tinha sido entregue ao técnico Sebastião Lazaroni, que convocou para a Copa o mesmo grupo de jogadores que no ano anterior tinha conquistado, sob seu comando, a Copa América para o Brasil.
Em 90, o futebol da seleção brasileira tinha perdido definitivamente o espírito alegre e descontraído das duas Copas anteriores.
O futebol feio e truncado não era exclusividade da seleção brasileira. A marcação cerrada prevaleceu na Copa de 90. A retranca era a tônica da grande maioria das seleções. Nas quartas-de-final, o Brasil enfrentou a Argentina, que também tinha feito uma fraca campanha na primeira fase. Curiosamente, o Brasil realizou sua melhor par-tida contra a Argentina, mas, na única boa jogada que fez em todo o jogo, Maradona se livrou de seis marcadores e deu um passe para Caniggia marcar o gol da vitória, que eliminou o Brasil e classificou os argentinos para a semifinal. Alemanha e Argentina repetiriam a finalíssima da Copa de 86. Era a terceira final consecutiva dos alemães.
A Alemanha conquistava o seu tricampeonato, igualando-se ao Brasil e à Itália.
Já em 1994 apesar da vitória e do título inédito, a campanha da seleção brasileira deixou a desejar. Os críticos não se conformavam em ver o time do Brasil com características defensivas.
A Copa de 94 marcaria o início do fim da carreira de um dos maiores jogadores de todos os tempos, o argentino Diego Armando Maradona. Suspenso pela Fifa e lutando contra a dependência de cocaína, Maradona nunca recuperou a forma física e técnica com que levou a Argentina à conquista do Mundial de 86.
Outro registro lamentável da Copa dos Estados Unidos foi o assassinato do zagueiro colombiano Escobar, morto a tiros num bar de Bogotá, por ter sido o autor do “gol contra” que desclassificou a seleção colombiana, na partida contra os Estados Unidos.
Em 1998 a França faz festa para a torcida em casa, a final acabou sendo um tanto frustrante, graças ao desempenho abaixo da média do Brasil, abalado pelos misteriosos problemas enfrentados por Ronaldo antes de entrar em campo.
Mas isso não tirou o brilho da conquista de Zine-dine Zidane e seus companheiros, que venceram a final por 3 a 0.
Em 2002 foi realizou-se a primeira Copa do Mundo na Ásia e a primeira organizada por dois países, Japão e Coréia do Sul, foi palco da maior campanha de um campeão mundial desde 1930. Para chegar ao pentacampeonato, a seleção brasileira de Luiz Felipe Scolari ganhou os sete jogos, terminou com o melhor ataque e o artilheiro do torneio, Ronaldo, com oito gols.
Contestada no início pela imprensa, a equipe de Felipão derrubou um a um os adversários pelo caminho.O Mundial também foi marcado por zebras e resultados surpreendentes, como as eliminações da então campeã França, que deixou a Copa sem marcar um gol sequer, e da favorita Argentina na primeira fase, além de escandalosos erros de arbitragem, como os que beneficiaram a Coréia do Sul, que chegou às semifinais com o triunfo contra a Alemanha na decisão, o Brasil chegou à marca de 60 vitórias em Mundiais, dez a mais que os próprios alemães.
Após sofrer uma crise nervosa antes da final de 1998, o atacante Ronaldo ressurgiu na Copa-2002. Após duas cirurgias no joelho direito e um calvário de quase dois anos afastado dos gramados, poucos acreditavam que o jogador pudesse voltar a jogar o futebol que o fez ficar conhecido como "Fenômeno".
Quarta colocada na Copa do Mundo 2006, a seleção portuguesa ganhou o prêmio de "Equipe mais empolgante" do torneio. Em votação realizada pelo site da Fifa, os internautas elegeram a equipe lusitana com 47% dos votos, copa esta que teve a seleção italiana como campeã.
Chegando no segundo grau, agora no Colégio Estadual Alberto Torres, também em Cruz das Almas, não foi diferente a Educação física lá não era importante, só praticávamos esportes quando tinha jogos e era uma vez no ano.
Finalizando o período colegial me alistei ao exercito, onde aprendi de verdade o que era educação física, a qual nos proporcionava saúde, concentração, postura entre outros, alem de nos ensinar como ser um verdadeiro cidadão perante a sociedade.
Fui soldado do exercito no ano 2005, no Tiro de Guerra da cidade de Cruz das Almas, o Tiro de Guerra é uma organização do Exército destinada à prestação do serviço militar inicial.
Sua diferença para os demais quartéis da Força Terrestre é que se destina à formação de reservistas de 2° classe, seus recrutas - chamados de Atiradores de Tiro de Guerra. Lá aprendi técnicas de alongamentos, regras de esportes como vôlei, basquete, tênis entre outros.
Na minha vida esportiva sempre gostei de pratica futebol, no colégio, no exercito, nas ruas, no trabalho, na faculdade, não importa o lugar, no entanto, aprecio todo tipo de esporte, seja ele de aventura o não.
Conclusão

Desde a infância a Educação Física esta presente em nossa vida, seja ela nas praticas corporais, na vida acadêmica, não importa o lugar “ela” sempre vai esta presente.
A expectativas em relação a esse tipo de metodologia foi alem do esperado. Houve uma grande recordação, colaboração dos meus familiares e assimilação de conteúdos descritos nas aulas de Historia da Educação Física. Buscar soluções dentro de estudos e metodologias diferenciadas é um incentivo a sua prática pedagógica, torna-a significativa e palpável, para o aluno.
Estudante: Gilmário Nery de Almeida

Nenhum comentário: