quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Pesquisa Autobiográfica e a Educação Física

1 APRESENTAÇÃO
Esta pesquisa abordará os passos iniciais de Jamile Maria Gomes da Silva, em sua vida escolar relacionada com a Educação Física e alguns acontecimentos do esporte mundial e brasileiro.
2 DESENVOLVIMENTO
Meu nome é Jamile Maria Gomes das Silva. Nasci na cidade de Cruz das Almas, no estado da Bahia no dia 12 de maio de 1985.
Iniciei minha vida escolar no ano de 1989. Na escola da mesma cidade em que nasci, quando tinha quatro anos de idade, tive as mesmas dificuldades que qualquer criança teria ao ingresso em uma instituição escolar. Neste mesmo ano o esporte encontrava-se da seguinte forma: a seleção brasileira de futebol de campo foi ouro no campeonato sul-americano, enquanto que a seleção brasileira de futsal chegava ao seu topo neste mesmo ano.
Estava no jardim em 1990, já bem mais acostumada com o ambiente escolar, brincava e realizava os meus exercícios de repetições. Na Copa do Mundo de 1990 ocorreu mais uma vez a reunião de todos os paises campões como Brasil, Itália, Alemanha, Argentina entre outros. No caso da seleção brasileira, mesmo sendo constituída por jogadores de muitas conquistas, quem leva o titulo de tricampeã mundial é a Alemanha. No mesmo ano o time de vôlei feminino foi superado pela seleção da Rússia.
Em 1991 comecei minha alfabetização, os meus verdadeiros contatos com as “letrinhas”, ao tempo que ocorriam os jogos Pan-americanos com a participação de trinta e nove paises: neste ano Cuba teve um melhor desempenho conquistando 140 medalhas de ouro. O Brasil ficou na quarta posição no quadro de medalhas conquistando vinte e uma medalhas de ouro.
Minha primeira série foi cursada no colégio Comendador Temístocles, na cidade de Cruz das Almas. Mesmo fazendo a primeira serie do ensino fundamental, ainda não praticava atividade física regular, por não ter nenhum professor qualificado para exercer tal função. No ano de 1992, Rogério Sampaio foi ouro olímpico em Barcelona, na modalidade judô e Gustavo Borges, prata na natação.
Em 1993, continuei na mesma instituição escolar. Não ocorreram grandes mudanças em relação às praticas de exercício físico. Primeira vitória de Ayrton Sena em autódromo de Interlagos.
Em 1994, o Brasil sofre com a morte de Ayrton Sena, no mesmo ano o Brasil é tetracampeão de futebol na Copa do Mundo realizada nos Estados Unidos, e o time do São Paulo também é tetra campeão no Campeonato Paulista. Kid Jofre é campeão do campeonato amador de boxe.
Neste ano de 1994, na escola, os horários reservados para a recreação no intervalo eram destinados à realização de brincadeiras como pega-pega, esconde esconde,pícula ,sete pedras,carniça e outras.
Em 1996 fui para a quinta serie do ensino fundamental, no Colégio Municipal Cruzalmense o CEC. Daí em diante começou a ter aulas de Educação física, com horários específicos, quando eram realizadas atividades como vôlei e baleado. O professor não era formado na área de educação física. O vôlei de praia estréia nas olimpíadas de Atlanta, marcando 100 anos de sua existência, contando com a participação de 197 paises.
Em 1997 continuaram as mesmas práticas esportivas dentro do colégio. O Vasco da Gama se consagra tricampeão brasileiro. Neste ano o boxe recebe mais um titulo de campeão profissional. Seleção brasileira de basquete para cadeirantes fica em terceiro lugar festival no esportivo de cadeira de rodas.
Na sétima série as praticas esportivas na instituição continuaram da mesma forma. Já a França ganha a Copa do Mundo de 1998, e o Brasil perde a chance de ser pentacampeão mundial.
Nesse período ainda não sabia o quanto minha vida poderia mudar em relação à pratica de atividades físicas. Ainda continuava na mesma situação, nada de diferente acontecia em meu meio. Enquanto que no campo do Esporte Mundial, Popó disputa o título na categoria Superpena.
Em 2000 comecei a praticar dança na igreja de minha comunidade. Tal atividade fez com que me sentisse ainda melhor, embora a escola continuava na mesma rotina das atividades físicas. O Brasil ficava na trigésima sétima posição nas Olimpíadas. Já nas Paraolímpiadas o Brasil conseguiu seis medalhas de ouro e dez de prata.
Em 2002 e 2003 dei continuidade à prática da dança, decidindo não mais parar, foi a partir dessa atividade que me interessei pelo curso de Educação Física. Neste mesmo período Daine dos Santos treina o duplo-twist estendido. Nenhuma mulher jamais apresentou o exercício em uma competição internacional de ginástica. Diego Hipólito é o único brasileiro que já atingiu uma final de Mundial de Ginástica Artística: acabou em quarto lugar no solo tanto em Debrecen -2002 quanto em Anaheim -2003.
3 Conclusão
Esta pesquisa conta um pouco dos importantes acontecimentos Mundiais e internacionais para a historia do esporte, relacionada com os acontecimentos escolares da atual estudante de educação física do primeiro semestre, da Faculdade Maria Milza, na cidade da Cruz das Almas.
Estudante:Jamile Maria Gomes da Silva.

Nenhum comentário: