sábado, 8 de dezembro de 2007

Autobiografia e História da Educação Física

Eu me chamo Leandro Novaes dos Santos. Nasci em 28/12/1985 na cidade de Cruz das Almas estado da Bahia às 00:48 horas. Meus pais, Carmelito Calixto dos Santos e Ária da Conceição Lima Novaes que da sua união nasceram 3 filhos onde eu sou o do meio. Hoje tenho 21 anos.
Nasci de uma família de agricultores, meu pai trabalhava na lavoura e minha mãe ajudava nas suas atividades. E aí começa minha historia, desde quando me lembro. Fui um ótimo aluno, sempre gostei de estudar e, claro, de diversão. Comecei a estudar em 1990 quando Airton Senna se consagrava campeão pela segunda vez da formula 1. Corinthias campeão brasileiro, e o Brasil, eliminado da copa do mundo pelo seu maior rival, a Argentina
Sempre gostei de esporte, principalmente do futebol. Lembro de algumas práticas da época do ensino primário, onde não tínhamos professor de Educação Física, mas brincávamos de alguns esportes como futebol e o vôlei. Este último, graças à conquista do ouro olímpico em 1992.Como sabemos, a partir desse fato o voleibol ganhou uma grande repercussão. Entre nós, motivaram-se outras práticas como: queimada, pega-pega, dentre outras, pois nosso professor do primário gostava de educação física e promovia algumas gincanas nestas época.
Mas, sempre gostei de futebol. Tive o sonho de me transformar em jogador de futebol, pois neste contexto aconteciam coisas como: Vitória, meu time de coração, foi vice-campeão brasileiro em 1993 enquanto que no ano seguinte o Brasil se tornava tetra campeão mundial no ano de 1994, após 24 anos sem títulos (pois seus respectivos títulos foram conquistados anteriormente em 1958, 1962, 1970). Embora não entendesse muito sobre os campeonatos, sempre tinha aquela vontade de me tornar um jogador. Além disso, aconteciam varias conquistas importantes no cenário brasileiro do esporte. Como no basquete, Hortência e Paula davam um Show no basquete feminino e Oscar e companhia, no masculino em 1994.
No ano 1996 o Brasil teve sua melhor participação em olimpíadas conseguindo 15 medalhas no total, sendo 3 de ouro, 3 de prata e 9 de bronze. A maior parte dessas medalhas foram conquistadas pelo iatismo: Ouro com Robert Scheidt na classe Laser, Ouro com Torben Grael e Marcelo Ferreira na classe Star.
O vôlei de praia feminino nos alegrou com uma final, já que nenhuma mulher tinha conquistado alguma medalha olímpica para o Brasil. A vitória ficou com a dupla Jacqueline Silva e Sandra Pires, que derrotaram Adriana Samuel e Mônica Rodrigues. E sem contar com Gustavo Kuerten conquistando seu primeiro titulo no tênis: em um Grand Slam: 4 maiores torneio do tênis, o de Roland Garros em 1997.
Em 1998 fui para o ginásio com 12 anos. A partir daí comecei a ter aulas de Educação Física propriamente ditas. Tive uma adolescência tranqüila, não que não tivesse problemas e aflições, assim como os outros.
No mesmo ano o Brasil foi vice-campeão mundial de futebol, perdendo a final para França. A partir daí tínhamos aula de Educação física. Só pensávamos em ir para o campo de jogo, já que na escola não tinha quadra. Era um campo de terra batida que ficava ao lado do colégio onde estudávamos. Meu professor, como na maioria dos casos de minha época, lecionava outra disciplina além da Educação Física, para completar a carga horária. Sua prática sempre foi a de deixar que fizéssemos o que queríamos, além dos torneios de futebol que ele desenvolvia para os meninos, e baleado para as meninas.
Ainda, não posso deixar de comentar sobre nossas aulas serem em horários opostos ao turno que estudávamos. Como estudava pela manhã, as aulas eram pela tarde. Era corrido, pois morávamos a sete km da escola, só dava tempo chegar em casa para tomar banho e comer e logo voltar.
A aula acontecia duas vezes por semana. Deslocávamos de bicicleta até o colégio Dr. Reinaldo Barreto Rosa no município de Castro Alves. Lembro-me que no esporte, Adriana Behar e Shelda consagraram-se campeãs do circuito mundial de vôlei de práia. No ano 1999 Acelino Popó Freitas consagra-se campeão mundial de boxe no Super-Penas pela WHO. Um acontecimento para nosso orgulho nacional e baiano. No ano de 2000 aconteceram as olimpíadas de Sydney. O Brasil ganhou apenas 6 medalhas de prata e 6 de bronze, não repetindo o mesmo desempenho que 1996. Enquanto isso, o Vasco torna-se campeão brasileiro contra o São Caetano.
Estudei no colégio Dr. Reinaldo Barreto Rosa até o ano de 2000. Em 2001 fui transferido para o colégio Jonival Lucas, em Sapeaçu. Logo comecei a participar de um grupo de capoeira, pois sempre gostei, mas até então não tive oportunidade, graças a uma professora, mais ou menos na oitava serie, que se diferenciava um pouco do antigo professor.
Nesse colégio podíamos contar com uma quadra: sempre a mesma coisa, menino jogando futsal e meninas jogando baleado ou vôlei. Por ter certas habilidades, eu sempre brincava com outras turmas de futsal e também filava as aulas para brincar na quadra. Gustavo Kuerten torna-se tri campeão de Roland Garros e Daiane dos Santos entra no ranking das melhores ginásticas do mundo. No ano de 2002, no ensino médio, conheci um professor diferente, tínhamos aula pratica, mas também teóricas. Brincávamos juntos, meninas e meninos, proporcionando uma brincadeira, para nós chata, mas integrada para ele. No mesmo ano o Brasil se torna, no futebol, pentacampeão mundial na Coréia e Japão, quando ganhamos uma viagem por ter acertado maior numero de resultados da copa do mundo. Nesse mesmo período, nosso professor também promoveu um campeonato de futsal interno. Não fomos campeões, mas foi divertido. Formei-me em 2004, no colégio Jonival Lucas. No cenário esportivo aconteciam fatos marcantes: o Brasil se torna uma potência do vôlei masculino conquistando vários títulos entre 2003 e 2004. Na olimpíada de 2004 o Brasil conquista 10 medalhas no total, sendo 5 de ouro, fato inédito para nosso país, ocorreram outros fatos importantes no esporte mais foram citados somente os que lembrei.
Estudante: Leandro Novaes dos Santos.

Nenhum comentário: