sábado, 8 de dezembro de 2007

Retrospectiva da minha vida pessoal relacionando-a com a Educação Física

Inicio minha retrospectiva de vida relacionando-a com a educação física. Desse modo posso afirmar que o primeiro contato, que possa referenciar essa área, foi a partir do espermatozóide liberado do meu pai indo de encontro ao óvulo da minha mamãe, esse ato foi de agilidade e força. Esse foi o primeiro de muitos obstáculos existentes para que eu viesse a existir.
Logo depois eu nasci na cidade de Santo Antonio de Jesus precisamente em 1987, daí tudo ficou mais fácil, para mim, porém foi nesse mesmo ano que em Indianápolis surgiu a idéia de ressuscitar os jogos Pan de inverno que foram abandonadas por não haver nações interessadas em participar.
1988 – Minha mãe resolveu que iríamos morar no Rio de Janeiro, então, é lá que irei pela primeira vez à escola. Pode-se afirmar que enquanto isso, no mundo ocorriam várias modificações. Eu, com 1 ano de idade, simplesmente, comecei a andar sem preocupação nenhuma e sem ajuda de ninguém.
Já em 1989 eu estava com dois aninhos. Adorava andar pela casa segurando nos moveis, às vezes a empregada levava algumas crianças da vizinhança para brincar comigo, porém não surtia muito efeito, afinal esse estagio é caracterizado pela fase sensório-motor que indica que a criança entre 0 e 2 anos brinca sozinha mesmo estando acompanhada por outras. 1990- Na manha de 1º de março desse ano, às 6:30 da manha minha mãe me arrumava para ir a escola pela primeira vez , eu estava radiante de felicidade até que chegando lá eu descobri que teria de ficar sozinha.Chorei muito, pois a minha mãe não poderia ficar na escola comigo, isso se repetiu durante os primeiros 10 dias.
Logo depois o meu interesse em ir para a escola estava cada vez maior, eu saída já pensando na hora de voltar para poder brincar. Afinal, essa fase é baseada em pura diversão, posso então afirmar que a partir daí eu descobri o mundo da atividade física de forma lúdica.
Mas como dizem que, “o que é bom dura pouco”, aconteceu com aquela diversão toda que era ir à escola. Em 1990 com 4 anos eu já não brincava o tempo todo, passou a existir atividades e o tempo de brincar era resumido, ao passo em que eu me adaptava na realização das tarefas de classe e de casa. Enquanto isso, a Alemanha vencia a Copa do Mundo.
No ano de 1991, aos 5 anos de idade iniciei a alfabetização. Já estava acostumada a ter de fazer as tarefas de classe e de casa. Já não era mais necessário que mamãe brigasse para que eu fizesse. Fazia sozinha, é claro que perguntava quando necessário. Nesse ano minha mãe e meu pai estavam passando por uma crise financeira e estavam decididos a voltar para a Bahia.
Em 1992 eu estava com 6 anos, foi quando viajamos para morar na Bahia, meus pais adoraram retornar para a cidade de Santo Antonio de Jesus o lugar em que se conhecerem e que se casaram, mas eu não gostei tanto, não tinha amigos, não me deixaram trazer meus brinquedos e o pior é que tive de repetir a alfabetização aqui na Bahia para poder me adaptar ao ensino. Neste corrente ano a cidade de Barcelona foi sede dos Jogos Olímpicos. Barcelona - 1992.
Comecei a estudar na escola Chapeuzinho Vermelho. De inicio era tudo muito estranho, amigos bem diferentes. Parece que o destino conspirava contra mim: um dia na hora do intervalo a professora resolveu colocar todos os alunos para brincar de chicotinho queimado eu nunca tinha brincado de nenhuma brincadeira popular, inicialmente estava ocorrendo tudo ótimo até que correndo, na brincadeira, cai e quebrei o dente. Foi a partir dae que fiquei com um bloqueio em realizar atividades conjuntas. O lado bom é que meus pais passavam bem mais tempo em casa. No Rio de Janeiro eu só os via nos fins de semana, ou seja, um final de semana o meu pai trabalhava e a minha mãe ficava comigo e no outro o meu pai ficava, para minha mãe trabalhar. Levei muito tempo para ganhar novos brinquedos porém eu não me importava, pois eu estava muito mais próxima da minha família.
1993 - Com 7 anos de idade fiz a primeira série na Escola Status, no recreio eu ficava só olhando as outras crianças brincando na quadra, no pátio, no parque e eu sempre dentro da sala, tinha vontade de ir participar porém sempre me lembrava do dente quebrado.
Com 8 anos, em 1994, na segunda série, foi um ano marcado por varias transformações tanto na minha vida como no mundo dos esportes. Neste ano meu irmão nasceu. Eu estava um pouco abalada com tantos mimos que eram destinados para ele, mas quando eu o vi, todos os meus conceitos mudaram, só queria que ele ficasse comigo e com mais ninguém. Eu cursava a segunda série na mesma escola, um dia minha professora indagou-me a respeito do meu “comportamento reprimido”. Na verdade eu não gostava de conversar mas ela insistiu tanto que acabei comentando sobre o fato da brincadeira que me trouxe uma indesejada conseqüência, ela não me forçou a ir brincar mas deixou bem claro que acontecimentos inesperados sempre iriam acontecer. Assim indagou se eu deixaria de fazer todas as outras coisas só por causa deles?
De inicio eu não liguei muito para aquelas conversas, mas, depois eu vi que estava deixando de fazer e de aproveitar uma fase que não voltaria mais. O Brasil se encontrava em clima de copa do mundo. Neste ano a Bola de Ouro que é dada ao melhor jogador do mundial segundo a
FIFA foi para o jogador Romário (Brasil) na copa do mundo no EUA.
1995 - Eu tinha 9 anos de idade e fazia a terceira série e meu irmão completava 1 ano. Eu observava que ele não tinha nenhum receio em cair e se machucar. Curtia cada momento e as descobertas novas. Eu ficava como espectadora só observando o que ele fazia, resolvi então me divertir sem importar tanto com os resultados. Esse foi passo para uma nova etapa que se caracterizava pela “cooperação”, pois todos querem estar aptos ara a unificação das regras e fazer com que o uso delas seja em beneficio próprio. Só depois disso que descobri o quanto eu tinha desperdiçado tempo sem me divertir. Uma novidade que já estava sendo adaptada era a Copa do Mundo feminina, que por sua vez, foi realizada neste mesmo ano na Suécia.
Em 1996, aos 10 anos, cursando a quarta série, procurava usufruir ao máximo das atividades que nunca tinha praticado. Entretanto, não foi tão fácil me adaptar, pois eu já tinha passado muito tempo, restrita em apenas brincar dentro de casa. O que me impossibilitava de realizar algumas tarefas. Mas depois de algum tempo fui me adaptando cada vez mais e já nem me preocupava em sofrer conseqüências da brincadeira, pelo contrario eu queria brincar de forma totalmente espontânea.
Neste mesmo ano ocorreu a Olimpíada na cidade de Atlanta.

Atlanta - 1996
Essa nova descoberta ampliou-se no ano de 1997 quando eu tinha 11 anos. Ingressei no ensino fundamental na escola Estadual Luiz Viana Filho, cursando a quinta série, tendo muito mais tempo para interagir com outras crianças da mesma escola e além das que moravam na mesma rua que eu. O único empecilho é que eu tinha que cuidar do meu irmão e da casa enquanto meus pais trabalhavam, todavia isso não me restringiu de estipular um tempo para brincar.
No ano de 1998 com 12 anos precisamente na sexta série eu tive o primeiro contato com a disciplina de Educação Física onde comecei a praticar os jogos de handebol, futebol e vôlei; sendo que o que mais me identifiquei foi o handebol. Enquanto eu buscava aprimorar os conceitos e práticas do handebol, neste mesmo ano França ganhou a copa e o Brasil ficou em segundo lugar.
Em 1999 estava na sétima série e foi o ano em que eu me dediquei intensamente ao handebol, sendo assim participei dos jogos inter-colegiais, jogos que acontecem todos os anos e têm a participação de todos os colégios da cidade tanto particulares como públicos. Isso serviu como um estimulo para que muitos alunos buscassem o esporte com a visão de crescimento e interação social. Resolvemos formar um time feminino de handebol, a partir daí eu já não me sentia tão solitária em relação a outras pessoas pois o nosso time tinha um objetivo em comum, que era fazer do esporte uma atividade de puro prazer é tanto que quase nunca importávamos com o resultado do jogo, apesar de que a maioria das vezes finalizamos como ganhadoras.
Em 2000 - Eu já estava por concluir o ensino fundamental, na oitava série com isso o nosso time teve que se desfazer por falta de um responsável para nos treinar. Alem de que os contatos entre as jogadoras ficariam escassos pois no final do ano citado acima teríamos que mudar de escola.
As Olimpíadas de 200 aconteceram na cidade de Sidney.
Sydney - 2000
O ano de 2000 foi bastante significativo para o Brasil, no Atletismo a equipe de revezamento 4 x 100m do Brasil conquistou a medalha de prata nos Jogos de Sydney; a equipe foi composta por Vicente Lenílson de Lima, Edson Luciano Ribeiro, André Domingos e Claudinei Quirino.
A Seleção Brasileira feminina de Vôlei garantiu a medalha de bronze, ao vencer a equipe dos Estados Unidos por 3 sets a 0 em uma bela partida. “Como nem tudo são flores” a Seleção Brasileira masculina de Vôlei amarelou e ficou fora das semifinais da Olimpíada de Sydney. Depois de uma campanha impecável na fase de classificação, com cinco vitórias em cinco jogos, a equipe decepcionou ao perder para a rival Argentina por 3 a 1.
Com uma gigantesca queima de fogos que começou sobre o Estádio Olímpico e prosseguiu até a Baía de Sydney, cruzando os céus da cidade por mais de trinta minutos, terminou a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000.
Pouco antes, foi à vez do maior símbolo da Olimpíada se apagar, após 15 dias ardendo sobre o Estádio Olímpico, em Sydney, foi apagada a pira olímpica, ao lado da queima de fogos; foi o ponto alto e de maior simbologia da cerimônia.
Em 2001 eu estava cursando o primeiro ano no Colégio Luiz Eduardo Magalhães onde as aulas de Educação Física eram realizadas de forma tradicional, ou seja, meninas jogavam com meninas e meninos com meninos o que dificultava a nossa interação além da professora não se importava com as atividades que seriam praticadas no decorrer das aulas.
Continuei a cursar o segundo ano na mesma escola no ano de 2002 que foi o período que eu me desliguei um pouco dos estudos tendo como resultado ter que repetir o segundo ano e 2003, isso me mostrou que as vitórias da vida requerem um grande esforço.
Em 2004 eu estava o terceiro ano neste ano fiquei um pouco impossibilitada de praticar aulas de Educação Física por problemas de saúde. O Brasil neste mesmo ano ganhou a copa do mundo.
Em Atenas é realizado o jogo Olímpico. Nos Jogos Olímpicos de
Atenas 2004 foram disputadas 29 modalidades olímpicas: handebol ou handebol, atletismo, badminton, beisebol, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, hipismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, hóquei em campo, judô, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, softbol, tiro, tiro com arco, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo, vela, voleibol e lutas (greco-romana e livre).
Por sua vez, muitos dos esportes olímpicos subdividem-se em duas ou mais disciplinas, existindo ainda competições separadas para homens e mulheres.
Atenas – 2004
Em 30/10/2007 foi decidido que a
Copa do Mundo de 2014 será no Brasil. As cidades sedes dos jogos serão definidas em dezembro de 2008. Atualmente, 18 cidades estão na disputa e entre 10 e 12 serão escolhidas.
Assim finaliza a minha relação pessoal com a Disciplina de Educação Física onde podemos perceber que ela é de fundamental importância para o meio social, cultural e econômico de uma sociedade.
Estudante: Luana Santos do Rosário

Nenhum comentário: